Escolha uma Página

Apresentação da Instituição

jun 4, 2017

A Polícia Federal é a principal instituição policial do Brasil. Ela está inserida dentro da estrutura do Ministério da Justiça.

Em síntese, a Polícia Federal faz o trabalho de apuração de infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da união. Ela também previne e reprime o tráfico de drogas, o contrabando e ainda exerce funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras. Outras atribuições são: combate à pedofilia, ao terrorismo, aos crimes cibernéticos, aos crimes contra povos indígenas, repressão ao desvio de recursos públicos, aos crimes ambientais, aos crimes políticos dentre outros.

Por fim, a Polícia Federal exerce com exclusividade a função de polícia judiciária da União e ainda atua em casos específicos em que o Ministro da Justiça determina quando o crime tem repercussão em mais de um estado ou afeta a sociedade de forma que exige repreensão uniforme .

A Polícia Federal é reconhecidamente uma das instituições de maior respeito no Brasil, já foi eleita em diversas votações uma das principais instituições de maior respeitabilidade junto à população e aos magistrados. Prova desse reconhecimento vem das grandes investigações de combate à corrupção deflagradas nos últimos anos, através das operações especiais da Polícia Federal, como é o caso da Operação Lava-Jato.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) foi a primeira entidade de classe representativa dos delegados de Polícia Federal no Brasil, fundada em 29 de outubro de 1976, em Brasília, durante um momento em que o Departamento de Polícia Federal começava a se estruturar como órgão estritamente policial.

A ADPF – BAHIA

Diretoria Regional Bahia

  • Diretor Regional: Delegado Rony José Silva
  • Vice-Diretor: Delegado Tiago Pinho de Oliveira Sena
  • Tesoureiro: Delegado Luiz Gustavo Valença Góes
  • Diretor de Prerrogativas: Delegado Fernando Ballalai Berbert de Castro Junior
  • Diretora de Assuntos Jurídicos: Delegada Luciana Matutino Caires
  • Diretor Social: Delegado Breno Freire Diniz
  • Diretor de Aposentados: Delegado José Nogueira Elpídio

MISSÃO da INSTITUIÇÃO

Ser formadora de opinião e referência de representatividade para a classe de Delegados de Polícia no Brasil.

VALORES

Eficiência, honestidade, pró-atividade, transparência, comprometimento e cordialidade.